Estudo 01: Palavra de DEUS

Versículo base: II Timóteo 3:16

A bíblia é incontestavelmente o livro de fé e prática de todo cristão. O grande privilégio de falar com Deus tem como referência o seu manual. Sem a palavra você não teria como se comunicar com seu criador. É na palavra que você consolida seu conhecimento, crescimento e entendimento.

Características das Escrituras:

1 – Tem poder para criar (Gênesis 1; Hebreus 11:3):

Deus criou os céus e a terra por meio de sua palavra. Ao contemplarmos os céus, as estrelas, os planetas, a terra, veem a grandeza de tudo que foi e como foi criado. Embora a ciência tente explicar a criação através de teorias humanas sem qualquer sustentação, nós como filhos de Deus, sabemos que tudo o que existe é obra das mãos de Deus. Toda a criação veio à existência do nada, simplesmente pelo poder de Sua Palavra. Há uma riqueza de textos bíblicos que aludem à criação como obra do Deus Criador (Isaias 45:12; Atos 17:24; Salmos 33:6-9).

2 – Produz fé (Romanos 10:17; Hebreus 11:6):

O poder da palavra de Deus produz fé para confiarem Jesus. Semela, ninguém se voltaria para Deus. A palavra cria em nós a convicção de que há necessidade de possuir fé para crer nas obras e manifestações de Deus. Um exemplo que podemos citar está relacionado com a cura, pois a mesma não poderá acontecer se não for acompanhada pela fé com base no poder da Palavra (Tiago 1:22; Hebreus 4:12; João 14:9-11).

3 – Traz revelação (João 8:31-32):

Todo conhecimento produzido nas escrituras não vem por si só. A palavra de Deus traz luz e revelação. Revela a verdade sobre Jesus, e essa verdade que liberta o homem dos seus medos e limitações. A palavra de Deus é inspirada, isso significa literalmente que é “soprada por Deus”. Uma vez inspirada, traz revelação. A bíblia auto revela-se para os que buscam. A palavra de Deus é o único agente em toda criação que consegue penetrar o coração de uma pessoa. Não existe outra coisa que possa dividir a alma e o espírito de alguém.