Não Mais Olhar Atrás

Texto Base: Lucas 9.59,62

Todos nós temos um chamado de Jesus, porém respondemos de formas diferentes. Jesus espera de cada pessoa um profundo comprometimento, por sua vez, que não estejam presas às coisas terrenas e questões transitórias (Filipenses 3.13,14).

Quantos de nós nos preocupamos com as coisas do passado para depois seguir um chamado! De acordo com a afirmação do Senhor, não podemos hesitar em atender Seu chamado, nem sermos encontrados presos às coisas ou valores que nos impeçam de seguir adiante em obediência a Ele (Romanos 1.1). A verdade é que todos temos dificuldades de abrir mão de determinados valores. Ficamos presos a algumas coisas de nossas vidas (Lucas 9.62).

O QUE SIGNIFICA OLHAR ATRÁS:

Fim daquilo que te prende (Lucas 17.32):

O Velho Testamento está cheio de memoriais. Para que você não fique preso a uma história do passado, é necessário se livrar do que te prende e seguir para o propósito (Gênesis 19.17). Ao ordenar que não olhassem atrás, Deus estava dizendo que seria o fim de tudo aquilo e que o coração deles deveria estar totalmente desprendido. Mas a mulher de Ló desobedeceu a ordem divina (Gênesis 19.26). Há muita gente que não consegue se desprender das coisas das quais Deus os libertou (Gálatas 5.1).

Não Perder a Consciência espiritual (II Pedro 1.9):

Para olhar para trás é preciso se esquecer do que éramos e do preço que foi pago. Portanto, uma boa forma de nos guardar é manter o nosso coração consciente destes fatos em todo o tempo. Assim, não mais olharemos atrás e nos conservaremos firmes em nossa fé (II Pedro 1.10,11). Somos ordenados pela Palavra do Senhor a vigiar e cuidar de nossa própria firmeza (II Pedro 3.17).

Não perder a visão do futuro ao lado de Cristo (Mateus28.18).

Jesus prometeu que não nos abandonaria (Hebreus 13.5), por isso, cada cristão deveria se comprometer a não mais voltar atrás, sabendo que seu futuro já está repleto de promessas e conquistas. O problema é saber para onde você está olhando. Deus está nos chamando a renovar nosso compromisso e aliança com Ele, e firmarmo-nos cada dia mais em nossa fé e andar n´Ele (Hebreus 12.2).